Todos sabemos que existem diversos smartphones Android no mercado e, portanto, também há diferentes tipos de tela. Não sabemos como é com vocês, mas nós às vezes perdemo-nos com tantos tipos de tela: Super AMOLED, Retina, OLED, LCD e IPS. Então, começamos a investigar para lhe explicar algumas das diferenças importantes entre os tipos de telas que podemos encontrar nos smartphones.

Telas LCD
A tela LCD começa com uma luz de fundo que está sempre ligada, necessita de luz para criar o branco, o preto e outras cores. As telas LCD têm fama de ser as telas que melhor reproduzem cores e tons. As telas LCD envelhecem mais lentamente do que outras telas e aguentam milhares de horas de uso.

Telas OLED
Este tipo de tela não requere luz para reproduzir o preto, mas sim para reproduzir o branco e as outras cores. Por essa razão, as telas OLED são consideradas como telas que poupam a energia da bateria. As telas OLED tendem a ser sempre mais claras e brilhantes, mas às vezes, as cores parecem supersaturadas e verdes. Outro problema é que duram muito menos do que as LCD e são mais caras de se fabricar.

Telas Super AMOLED
Não deixe a palavra “super” enganá-lo. Este foi simplesmente o nome que a Samsung deu às suas telas OLED. Por outras palavras, Super AMOLED significa OLED da Samsung. A única diferença entre as telas Super AMOLED, Super AMOLED Plus e Super AMOLED HD está nos sub-pixels, que também é muito importante.

Os pixels das telas são geralmente compostos de sub-pixels de encarnado, verde e azul que se vão combinando para reproduzir diferentes cores e combinações. Por exemplo, a tela Samsung Super AMOLED utiliza um design PenTile da Samsung e o mesmo padrão de sub-pixels de roxo, verde, azul e verde, que geralmente têm menos sub-pixels que o padrão utilizado nas telas LCD. Quanto maiores os sub-pixels, melhor, porque são mais eficazes na conversão da luz, resultando em imagens mais brilhantes e limpas, como se pode ver no Galaxy S2, por exemplo. As telas Super AMOLED HD utilizam o mesmo design que as telas Super AMOLED, mas têm uma resolução de tela maior, de 1280 x 720, e podem ser encontradas no Samsung Galaxy Nexus, no Galaxy Note e no Samsung Galaxy S3.

Telas IPS e Retina
A verdade é que não há uma explicação clara para essa pergunta, já que tudo não passa de uma questão de gosto. Nós preferimos as telas IPS e as Super AMOLED, mas não quer dizer que umas sejam melhores que as outras. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens; uma reproduzem cores mais brilhantes, enquanto outras reproduzem cores de maneiras diferentes para que o consumo de bateria seja minimizado.

Por Pedro N Ribeiro